Consultório de Psicologia


         Perfil Profissional

 
Dra. Lissia Pinheiro

Membro Efectivo da OPP nº 9310

Licenciada em Psicologia, actuou 9 anos em grandes multinacionais na área de recursos humanos, treinamento, desenvolvimento de pessoas.

Psicoterapeuta cognitivo-comportamental atua há 7 anos, com psicoterapia individual e/ou familiar.

Experiência em atendimentos com crianças, adolescentes e adultos, com Transtorno Depressivo, Transtorno do Pânico, TAB-Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e toxicodependentes.

Atuou em terapia de grupo com bancários portadores de LER/DORT. Alguns resultados obtidos neste grupo foram: a instalação de esperança, melhoria da auto-estima, aumento da autoconfiança, melhor compreensão da doença, intercâmbio de informações e melhoria na relação familiar.
Algumas técnicas utilizadas: grupo das técnicas de expressão psicomotora e dramática que para além do que é verbalizado, foi utilizada atividades psicomotoras, jogos, cenas mímicas e psicodrama.

Trabalhou como psicóloga orientadora do Programa para Tratamento do Tabagismo na Itaipu Binacional.

Psicóloga responsável por Casas Lares. Atividades desenvolvidas: elaboração e participação nos projetos para inclusão social, com as crianças e adolescentes em situação de risco (e.g., oficinas de informática; oficinas de costura para mães adolescentes; campeonatos desportivos, atividades sócio-educativas; entre outros.

Elaboração de Laudos Psicológicos para encaminhamento de casos pendentes no Juizado de menores (Vara da infância e adolescência). Tipos de Laudos psicológicos: encaminhamento da criança menor para casa abrigo; reintegração da criança de volta a casa dos pais. Preparação da

criança e/ou adolescente para retorno a família. Preparação da família para o recebimento e acolhimento desta criança e/ou adolescente.

Desenvolvimento de ações voltadas para preservar a integridade física e emocional dos menores abrigados, tais como: atendimento domiciliário e atendimento psicoterapêutico.

Intervenção comunitária com acompanhamento sistemático a cerca de 20 crianças e adolescentes, para além dos seus familiares. Trata-se de famílias quase sempre numerosas a que se associam várias e simultâneas problemáticas, nomeadamente incidência de alcoolismo, baixo/ausência de rendimento, baixa escolaridade, carências habitacionais, défice de cuidados primários e de saúde, negligência parental, elevada taxa de desemprego, precariedade laboral, famílias numerosas, maternidade precoce, absentismo escolar, desajustamento psico-social, comportamentos violentos, défice de competências pessoais e sociais e atraso no desenvolvimento.

Atendimento psicoterapêutico em grupo a gestantes entre 16 e 40 anos de idade em situação de risco e abandono.

Acompanhamento e suporte psicológico em todo o período da gestação.

Dinâmicas de grupo para sensibilização quanto à maternidade, higiene/cuidados pessoais da mãe e do bebé.

Orientação relacionada a sexualidade e a melhoria da qualidade de vida (uso de preservativo, DST, encaminhamento para o pré-natal).